SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52História e liberdade: a esperança de Freire e de SpinozaPor que ainda é importante pensar como um nômade em nosso tempo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SILVA, Isaíde Bandeira da. O livro didático de história: escolhas, usos e percepções de professores e alunos no cotidiano escolar. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.52, pp.565-597. ISSN 1982-596X.

O livro didático faz parte da cultura material da maioria das escolas públicas brasileiras por meio do Programa Nacional do Livro Didático. Sendo assim, um dos objetivos pesquisados foi identificar e analisar o processo de escolha dos livros didáticos no Estado do Ceará, relacionando-o com os usos que se faz deste instrumento no cotidiano. Tivemos como espaço de pesquisa quatro escolas públicas; em cada escola, uma turma de 6º ano. Como parte do procedimento metodológico, realizamos entrevistas, questionários e observação direta durante as aulas de História do ano de 2008. Finalizamos com uma “roda de conversa”. Utilizamos como categoria de análise o conceito de “apropriação”, de Chartier, as categorias de “estratégias e táticas”, de Certeau, o conceito de “cultura escolar” cunhado por Julia. Percebemos que, em geral, apenas o texto principal de cada capítulo é trabalhado. Então, apesar das transformações teóricas e gráficas na produção do livro didático, este é subutilizado.

Palavras-chave : Livro Didático; Programa Nacional do Livro Didático; Ensino de História.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )