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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

CARDOSO JUNIOR, Hélio Rebello. Por que ainda é importante pensar como um nômade em nosso tempo?. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.52, pp.599-611. ISSN 1982-596X.

O presente artigo desenvolve o argumento de que existe um modo nômade de pensar em consonância com proposições formuladas a este respeito por Deleuze e Guattari. Procuraremos desenvolver tal argumento por meio da determinação de quatro eixos de reflexão, a saber, epistemológico, político, histórico e ontológico. Em conjunto, esses quatro eixos a serem caracterizados perfazem o que denominamos de pensamento nômade. Tal reflexão especifica-se no sentido de observar um processo de constituição de subjetividades dominante e regrados por uma “axiomática capitalista” em nosso tempo. Tal processo é entendido como um dispositivo nômade envolvendo, como subproduto, o que se denomina de narcisismo da diferença. Ora, se os modos de subjetivação dominantes regrados pela sociedade capitalista, em nosso tempo, são nômades, de que ainda valeria continuar pensando como um nômade, como queriam Deleuze e Guattari?

Palabras clave : Deleuze; Guattari; Foucault; Nomadismo; Subjetividade.

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