SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número52Por que ainda é importante pensar como um nômade em nosso tempo?Sobre a cisão entre sujeito e objeto, segundo Theodor W. Adorno: questões para a educação do corpo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

FAYE, Emmanuel. Ser, história, técnica e extermínio na obra de Heidegger. Educação e Filosofia [online]. 2012, vol.26, n.52, pp.613-640. ISSN 1982-596X.

Com a publicação do curso de 1933 - 1934 que conclama a “exterminação total” do inimigo interior, o ano de 2001 marca uma inflexão na recepção da obra de Heidegger e exige o exame crítico do uso de termos-chave de sua doutrina, tais como o ser, concebido por ele como “termo codificado” (Deckname), a história, a técnica e o extermínio ou aniquilamento (Vernichtung). Trata-se igualmente de recolocar numa perspectiva crítica o projeto mesmo da “obra completa” (Gesamtausgabe).

Palabras clave : Ser; História; Técnica; Extermínio; Heidegger.

        · resumen en Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )