SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número53O caráter de publicização da leitura na obra de comênioConoscenza storica e coscienza morale in Pietro Piovani índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SEMERARO, Giovanni. A concepção de “trabalho” na filosofia de Hegel e de Marx. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.53, pp.87-104. ISSN 1982-596X.

A influência da filosofia de G. W. F. Hegel foi muito marcante na estruturação do pensamento de K. Marx. Embora tenha posto em evidência aspectos questionáveis de seu mestre de juventude, Marx assimila substancialmente a “filosofia da história” e a concepção “dialética” de Hegel. Poucos, no entanto, sabem que o maior filósofo “idealista” chegou a inspirar também os elementos fundamentais do trabalho no idealizador do “materialismo histórico”. Nas páginas desse texto, enquanto se evidenciam os diferentes pontos de vista desses dois grandes pensadores, se destaca particularmente a revolucionária concepção de trabalho e de homem que emana dos seus escritos, apontando com isso horizontes que podem dar respostas à crise que assola profundamente o mundo atual.

Palabras clave : Trabalho; Filosofia; Hegel; Marx.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )