SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue53Conoscenza storica e coscienza morale in Pietro PiovaniEntre a religião e a política: Hannah Arendt, leitora de Kierkegaard author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

OLIVEIRA, Thabata Franco de  and  VALDEMARIN, Vera Teresa. Educação, verdade e valor: diálogo com Nietzsche. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.53, pp.137-160. ISSN 1982-596X.

Este artigo sistematiza reflexões sobre alguns dilemas da educação contemporânea, principalmente aqueles que prescindem de um horizonte de verdade e de valor, base fundamental e justificativa para a instauração da escola moderna. Tais reflexões estão ancoradas em textos de Friedrich Nietzsche que discutem a dissolução da metafísica, aqui considerada como um dos elementos de desestabilização do repertório simbólico da instituição escolar. Propõe-se, ao final, a recuperação do ato interpretativo como alternativa ao esvaziamento dos conceitos de verdade e de valor e o reconhecimento do diálogo como lugar privilegiado para a aproximação com a verdade provisória e circunstancial.

Keywords : Verdade e Valor; Nietzsche; Educação Contemporânea; Filosofia da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )