SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número53Educação, verdade e valor: diálogo com NietzscheEpistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

PAULA, Marcio Gimenes de. Entre a religião e a política: Hannah Arendt, leitora de Kierkegaard. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.53, pp.161-173. ISSN 1982-596X.

Hannah Arendt (1906-1975), mulher, judia e pensadora, foi uma das figuras mais desafiadoras do século XX. Sua sólida formação filosófico- teológica e sua percepção aguçada dos totalitarismos foram fundamentais para o respeito adquirido junto ao ambiente acadêmico e político. Múltiplas foram as interpretações de sua obra e os estudiosos seguem, até os dias atuais, debruçados sobre todos os possíveis desdobramentos da sua filosofia. Desse modo, o intuito do nosso trabalho é avaliar aqui uma dessas questões, a saber, a influência de Kierkegaard no seu pensamento. Para tanto, a executaremos através das seguintes subdivisões: (1) um breve panorama da vida e obra da autora; (2) Hannah Arendt, leitora de Søren Aabye Kierkegaard; (3) Hannah Arendt e a época moderna: a questão da dúvida e (4) considerações finais.

Palavras-chave : Cristianismo; Filosofia da Religião; Hannah Arendt; Kierkegaard; Política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )