SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue53Entre a religião e a política: Hannah Arendt, leitora de KierkegaardA experiência hermenêutica do jogo no ensino do direito ambiental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

FAVERO, Altair Alberto  and  TAUCHEN, Gionara. Epistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafios. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.53, pp.175-192. ISSN 1982-596X.

Toda e qualquer didática possui uma epistemologia subjacente e sua identificação ou taxionomia nos possibilita elaborar chaves de leitura para compreender certos tensionamentos produzidos na forma como ensinamos e/ou aprendemos. No presente estudo, de cunho hermenêutico (GADAMER, 2008), buscamos compreender a epistemologia da complexidade e as decorrências para os processos didáticos. Primeiramente, analisamos as limitações da epistemologia da simplificação, que caracteriza grande parte do pensamento didático moderno e a emergência da epistemologia da complexidade. Posteriormente, exploramos os princípios da complexidade-sistêmico- organizacional, hologramático, organização recursiva, dialógico, auto- eco- organização e a reintrodução do sujeito cognoscente, analisando, por fim, as decorrências para a didática numa perspectiva complexa.

Keywords : Epistemologia; Complexidade; Didática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )