SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número53Entre a religião e a política: Hannah Arendt, leitora de KierkegaardA experiência hermenêutica do jogo no ensino do direito ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

FAVERO, Altair Alberto  e  TAUCHEN, Gionara. Epistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafios. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.53, pp.175-192. ISSN 1982-596X.

Toda e qualquer didática possui uma epistemologia subjacente e sua identificação ou taxionomia nos possibilita elaborar chaves de leitura para compreender certos tensionamentos produzidos na forma como ensinamos e/ou aprendemos. No presente estudo, de cunho hermenêutico (GADAMER, 2008), buscamos compreender a epistemologia da complexidade e as decorrências para os processos didáticos. Primeiramente, analisamos as limitações da epistemologia da simplificação, que caracteriza grande parte do pensamento didático moderno e a emergência da epistemologia da complexidade. Posteriormente, exploramos os princípios da complexidade-sistêmico- organizacional, hologramático, organização recursiva, dialógico, auto- eco- organização e a reintrodução do sujeito cognoscente, analisando, por fim, as decorrências para a didática numa perspectiva complexa.

Palavras-chave : Epistemologia; Complexidade; Didática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )