SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número53Epistemologia da complexidade e didática complexa: princípios e desafiosA genealogia da ética de Michel Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

HUPFFER, Haide Maria  e  ADOLFO, Luiz Gonzaga Silva. A experiência hermenêutica do jogo no ensino do direito ambiental. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.53, pp.193-216. ISSN 1982-596X.

Um dos grandes desafios do ensino do Direito Ambiental nas Faculdades de Direito, hoje, está na descoberta de estratégias que contemplem as possibilidades e modalidades de diálogos entre os diversos paradigmas que sustentam o conhecimento, entre as diferentes ciências, metodologias de ensino-aprendizagem que coexistem em um espaço onde se constroem e se consolidam saberes. Uma orientação docente na área ambiental conduz, inegavelmente, a incentivar o hábito da análise inter, multi e transdisciplinar. O estudo propõe alguns caminhos para o ensino do Direito Ambiental, fundamentado na experiência hermenêutica do jogo desenvolvido por Heidegger e Gadamer. O jogo, como espaço de diálogo crítico, reflexivo e transdisciplinar, propicia uma relação de ensinoaprendizagem no Direito Ambiental iluminada pela aplicação como um momento, no processo hermenêutico, tão essencial e integral como a compreensão e a interpretação.

Palavras-chave : Hermenêutica Filosófica; Direito Ambiental; Ensino Jurídico; Jogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )