SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número53A experiência hermenêutica do jogo no ensino do direito ambientalNotas sobre a assimilação da filosofia da Práxis pelo neo-idealismo e pragmatismo: Croce, Dewey, Gramsci índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CANDIOTTO, Cesar. A genealogia da ética de Michel Foucault. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.53, pp.217-233. ISSN 1982-596X.

A problematização da ética, observável principalmente nos últimos escritos de Michel Foucault, foi durante muito tempo insuficientemente analisada se comparada aos estudos em torno da analítica do poder e da arqueologia do saber. Ainda que, inicialmente, ela tenha sido explicitada a partir do estudo da conduta sexual dos homens livres da antiga Grécia e da Roma imperial, não é o aprofundamento desse domínio o que realmente interessa neste ensaio. Antes, importa o modo como a ética é singularmente situada em relação à moral e quais elementos fazem parte de sua constituição. Além disso, sustenta-se que a interrogação ética na investigação de Foucault objetiva a elaboração de um diagnóstico de nosso ser histórico e, com isso, se afasta de qualquer fundamentação da moral no pensamento contemporâneo.

Palavras-chave : Foucault; Genealogia; Ética; Moral; Subjetivação; Pensamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )