Educação e Filosofia
Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X
Abstract
GARRE, Bárbara Hees and HENNING, Paula Corrêa. O pensamento humanista cristão e algumas reverberações na pedagogia freireana. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.53, pp.275-296. ISSN 1982-596X.
O artigo compõe uma dissertação que tem como problema de pesquisa investigar quais discursos de humanismo produzem o campo da educação, na perspectiva freireana. A escolha do corpus discursivo situa-se no entendimento de que Paulo Freire é um autor muito potente no campo da educação, sendo referência básica nos Planos de Ensino e nos Currículos dos cursos que formam professores. Aqui, pretende-se remontar algumas pistas genealógicas que se constituem como condição de possibilidade para a emergência de um pensamento humanista cristão na Pedagogia Freireana. Para tanto, busca-se no pensamento personalista de Emmanuel Mounier entender algumas destas condições de possibilidade. O artigo está organizado em três momentos: o primeiro aborda as principais concepções humanistas; o segundo analisa o entendimento de homem em Paulo Freire e as possíveis aproximações com o pensamento mouneriano; como finalização, há uma provocação para se pensar sobre a produção do humano, imanente a este mundo.
Keywords : Educação; Pedagogia Freirena; Humanismo Cristão; Michel Foucault.