SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número53Notas sobre o trajeto aporético da noção de experiência no pensamento de DerridaProyectos educativos desde la hermenéutica analógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

GARRE, Bárbara Hees  e  HENNING, Paula Corrêa. O pensamento humanista cristão e algumas reverberações na pedagogia freireana. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.53, pp.275-296. ISSN 1982-596X.

O artigo compõe uma dissertação que tem como problema de pesquisa investigar quais discursos de humanismo produzem o campo da educação, na perspectiva freireana. A escolha do corpus discursivo situa-se no entendimento de que Paulo Freire é um autor muito potente no campo da educação, sendo referência básica nos Planos de Ensino e nos Currículos dos cursos que formam professores. Aqui, pretende-se remontar algumas pistas genealógicas que se constituem como condição de possibilidade para a emergência de um pensamento humanista cristão na Pedagogia Freireana. Para tanto, busca-se no pensamento personalista de Emmanuel Mounier entender algumas destas condições de possibilidade. O artigo está organizado em três momentos: o primeiro aborda as principais concepções humanistas; o segundo analisa o entendimento de homem em Paulo Freire e as possíveis aproximações com o pensamento mouneriano; como finalização, há uma provocação para se pensar sobre a produção do humano, imanente a este mundo.

Palavras-chave : Educação; Pedagogia Freirena; Humanismo Cristão; Michel Foucault.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )