SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número53Proyectos educativos desde la hermenéutica analógicaTeleologia e vontade segundo Husserl índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

CENCI, Angelo Vitório. Reconhecimento, conflito e formação na teoria crítica de Axel Honneth. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.53, pp.323-342. ISSN 1982-596X.

Honneth explora, em sua teoria crítica, um tipo de conflito impulsionado por experiências de desrespeito que afetam a identidade pessoal ou coletiva. Ao retomar ao jovem Hegel, situa o conflito no núcleo central de sua teoria social crítica, concebendo-o como distúrbio ou lesão nas relações sociais de reconhecimento. Além de atribuir ao conflito o papel de motor da interação social, confere-lhe a função de elemento formador da identidade humana na medida em que permite ao sujeito desenvolver positivamente uma autorrelação prática por meio de diferentes esferas do reconhecimento. O presente artigo toma como ponto de partida as teses centrais da teoria do reconhecimento honnethiana e a apresentação das diferentes dimensões do conflito presentes nela para mostrar como é possível encontrar, em tal teoria, um importante vínculo entre conflito e formação, sobretudo, mediante os conceitos de socialização e autorrealização.

Palabras clave : Reconhecimento; Conflito; Formação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )