SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue54Educação, psicastenia e intelectualidadeA interpretação de textos e a formação da pessoa reflexiva: sobre a concepção Deweyana da leitura author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

OLIVEIRA, Avelino da Rosa  and  VALEIRAO, Kelin. Governamentalidade e Práxis Educacional na contemporaneidade. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.54, pp.559-578. ISSN 1982-596X.

O artigo visa discutir a práxis educacional na contemporaneidade, a partir do conceito de governamentalidade, desenvolvido por Michel Foucault. Inicialmente, apresenta-se a caracterização do conceito como ferramenta analítica para uma ontologia do presente. No segundo momento, estuda-se historicamente a escola moderna como “máquina de governamentalidade”. Finalmente, trabalha-se a governamentalidade ligada à práxis educacional na atual sociedade de controle. Conclui-se que a práxis educacional na contemporaneidade atua como um dispositivo que funciona em sintonia com a forma de governamentalidade da sociedade de controle, contribuindo para capturar não mais corpos dóceis, mas flexíveis e ajustados às emergentes necessidades da sociedade.

Keywords : Educação; Crise da Escola; Práxis Educacional; Governamentalidade; Sociedade de Controle.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )