Educação e Filosofia
Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X
Abstract
OLIVEIRA, Avelino da Rosa and VALEIRAO, Kelin. Governamentalidade e Práxis Educacional na contemporaneidade. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.54, pp.559-578. ISSN 1982-596X.
O artigo visa discutir a práxis educacional na contemporaneidade, a partir do conceito de governamentalidade, desenvolvido por Michel Foucault. Inicialmente, apresenta-se a caracterização do conceito como ferramenta analítica para uma ontologia do presente. No segundo momento, estuda-se historicamente a escola moderna como “máquina de governamentalidade”. Finalmente, trabalha-se a governamentalidade ligada à práxis educacional na atual sociedade de controle. Conclui-se que a práxis educacional na contemporaneidade atua como um dispositivo que funciona em sintonia com a forma de governamentalidade da sociedade de controle, contribuindo para capturar não mais corpos dóceis, mas flexíveis e ajustados às emergentes necessidades da sociedade.
Keywords : Educação; Crise da Escola; Práxis Educacional; Governamentalidade; Sociedade de Controle.