SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54Educação, psicastenia e intelectualidadeA interpretação de textos e a formação da pessoa reflexiva: sobre a concepção Deweyana da leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

OLIVEIRA, Avelino da Rosa  e  VALEIRAO, Kelin. Governamentalidade e Práxis Educacional na contemporaneidade. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.54, pp.559-578. ISSN 1982-596X.

O artigo visa discutir a práxis educacional na contemporaneidade, a partir do conceito de governamentalidade, desenvolvido por Michel Foucault. Inicialmente, apresenta-se a caracterização do conceito como ferramenta analítica para uma ontologia do presente. No segundo momento, estuda-se historicamente a escola moderna como “máquina de governamentalidade”. Finalmente, trabalha-se a governamentalidade ligada à práxis educacional na atual sociedade de controle. Conclui-se que a práxis educacional na contemporaneidade atua como um dispositivo que funciona em sintonia com a forma de governamentalidade da sociedade de controle, contribuindo para capturar não mais corpos dóceis, mas flexíveis e ajustados às emergentes necessidades da sociedade.

Palavras-chave : Educação; Crise da Escola; Práxis Educacional; Governamentalidade; Sociedade de Controle.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )