SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54Governamentalidade e Práxis Educacional na contemporaneidadeLiberdade e modernização no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MATOS, José Cláudio Morelli. A interpretação de textos e a formação da pessoa reflexiva: sobre a concepção Deweyana da leitura. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.54, pp.579-596. ISSN 1982-596X.

Por meio do exame do pensamento de John Dewey, sobretudo das obras Democracia e educação (1916) e Como pensamos (1910-1933), discute- se uma concepção acerca da leitura e interpretação de textos. O papel educacional da leitura é destacado por meio de uma identificação desta atividade com o que Dewey denomina de “pensamento reflexivo”. Assim, não haveria oposição entre a pedagogia da experiência de Dewey e uma forte tonalidade pedagógica atribuída à leitura. O resultado da prática da leitura é a formação de hábitos mentais mais integrados, maior aproveitamento da energia dispensada, e aumento das chances do comportamento bem sucedido, de acordo com os objetivos que os próprios agentes estabelecem. A leitura é compreendida como investigação, direcionada a apreender o significado do texto. Este último é compreendido como um artefato, ou utensílio, constituído a partir dos símbolos escritos. Por ser um utensílio, se presta a um uso individual e social. No ambiente social em que a linguagem escrita ocupa papel determinante na conduta bem sucedida dos indivíduos, a leitura é fundamental instrumento de comunicação por meio do qual as crenças, conhecimentos, modos de agir são transmitidos e modificados.

Palavras-chave : Leitura; Dewey; Reflexão; Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )