SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54Música e civilização em adorno: a assimetria da música e a mortificação da audiçãoLe passioni nel de anima, un esito estremo del pollachōs índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. O paradoxo do ensino da perspectiva de uma epistemologia do uso. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.54, pp.659-674. ISSN 1982-596X.

Meu objetivo neste texto é apresentar o paradoxo do ensino e revisitar os modelos filosóficos de ensino examinados por Israel Scheffler, que procurou indicar as vantagens e dificuldades de cada um deles para, em seguida, propor um modelo filosófico de ensino que considerava mais satisfatório. No entanto, embora Scheffler tenha incorporado boa parte da crítica que a “virada linguística” faz à metafísica destes modelos, minha hipótese é a de que ao fazer a análise dos modelos de ensino empirista (Locke), idealista (Agostinho) e racional (Kant), ele não leva em consideração o papel distintivo das proposições gramaticais (no sentido de Wittgenstein) em relação às demais proposições, para compreender como é possível o crescimento do conhecimento no indivíduo. Da perspectiva de uma epistemologia do uso inspirada nas ideias do segundo Wittgenstein, argumento que, se considerarmos que estas proposições constituem nossa visão de mundo (Weltbild) e que aprendemos a seguir estas regras, a maior parte das dificuldades encontradas nestes modelos simplesmente desaparece, como também o paradoxo do ensino é dissolvido.

Palavras-chave : Modelos Filosóficos de Ensino; Wittgenstein; Significado; Epistemologia do Uso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )