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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SHUTZ, Rosalvo. Por um outro princípio de realidade: novos lugares e motivos sociais da negação segundo Herbert Marcuse. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.54, pp.699-718. ISSN 1982-596X.

Segundo Marcuse, a identificação do proletariado industrial como sendo o único sujeito de transformações sociais efetivas no capitalismo não se coaduna mais com a realidade. Essa convicção o levou a buscar ampliar o próprio conceito de negação herdado da tradição marxiana. Apoiado e superando a teoria freudiana do “princípio de realidade”, Marcuse desenvolveu uma teoria de transformação social baseada em aspectos qualitativos, centrados na capacidade de subsidiar novos princípios de realidade que não o capitalista. Julgou encontrar alguns desses aspectos potencialmente revolucionários em temas como a sensibilidade, a estética, os movimentos sociais e na transformação radical das próprias necessidades e aspirações.

Palabras clave : Princípio de Desempenho; Mudança Qualitative; Reabilitação Instintiva.

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