SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54Le passioni nel de anima, un esito estremo del pollachōsLa república del saber en jaque. Igualdad y sujeto en la enseñanza de la filosofia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

SHUTZ, Rosalvo. Por um outro princípio de realidade: novos lugares e motivos sociais da negação segundo Herbert Marcuse. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.54, pp.699-718. ISSN 1982-596X.

Segundo Marcuse, a identificação do proletariado industrial como sendo o único sujeito de transformações sociais efetivas no capitalismo não se coaduna mais com a realidade. Essa convicção o levou a buscar ampliar o próprio conceito de negação herdado da tradição marxiana. Apoiado e superando a teoria freudiana do “princípio de realidade”, Marcuse desenvolveu uma teoria de transformação social baseada em aspectos qualitativos, centrados na capacidade de subsidiar novos princípios de realidade que não o capitalista. Julgou encontrar alguns desses aspectos potencialmente revolucionários em temas como a sensibilidade, a estética, os movimentos sociais e na transformação radical das próprias necessidades e aspirações.

Palavras-chave : Princípio de Desempenho; Mudança Qualitative; Reabilitação Instintiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )