SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01  suppl.especialO rural e a escolarização em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

AFONSO, José António. A escola pública laica em Portugal: a república e os republicano: um inquérito aos programas dos partidos republicanos (1910-1926). Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.01, suppl., pp.21-61. ISSN 1982-596X.

No presente texto procuramos refletir sobre o processo de criação da escola pública laica no Portugal republicano. Partiremos da exploração dos programas eleitorais das formações partidárias explicitamente republicanas e resultantes de cisões no Partido Republicano Português (PRP). Esta opção radica na possibilidade de através dessa fonte de informação se proceder a uma aproximação à realidade centrada no modo como os atores republicanos configuraram essa escola - elemento matricial do ideário do PRP -, por um lado, em face das sucessivas conjunturas políticas que assolaram o período de 1910 a 1926, e, por outro lado, como se reconfiguraram as diferentes sensibilidades republicanas face à própria constitucionalização da República.

Palavras-chave : República; Partidos Políticos; Escola Laica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )