SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01  suppl.especialA escola pública laica em Portugal: a república e os republicano: um inquérito aos programas dos partidos republicanos (1910-1926)As condições de vida dos professores primários da república ao fim da ditadura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MAGALHAES, Justino. O rural e a escolarização em Portugal. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.01, suppl., pp.63-73. ISSN 1982-596X.

A escola portuguesa estabeleceu com a sociedade uma relação qualitativamente diferenciada. O rural foi representado como arcaico, subdesenvolvido e de inevitável transformação por contraponto ao mundo urbano culto e progressista, apresentado como norma. Este estudo permite demonstrar que, não obstante, a subalternização da cultura e do modelo de desenvolvimento rural, houve uma política educativa e uma pedagogia orientadas para o mundo rural. Destinados à alfabetização das populações rurais, o Estado Novo criou a figura do Regente Escolar e ampliou a oferta educativa com Postos Escolares. A alfabetização rural era o primeiro grau da Escola Única. Assim, em resposta ao inquérito Possibilités d’Accès à l’Éducation dans les Zones Rurales (1958), o governo português reiterou a ideia de que em Portugal a Escola é a mesma para todos.

Palavras-chave : Escola Portuguesa; Escola Única; Mundo Rural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )