SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01  suppl.especialAs condições de vida dos professores primários da república ao fim da ditaduraAs crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobre o contributo de pesquisadores vinculados ao “projecto de investigação sobre a infância em Portugal” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. O não dito: história da escola primária rural nas páginas da revista escola portuguesa (Portugal, 1934 - 1939). Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.01, suppl., pp.109-141. ISSN 1982-596X.

O tema dessa pesquisa é a escola primária rural em Portugal. No âmbito dessa temática selecionamos para investigação os editoriais da revista Escola Portuguesa (EP) em seus cinco primeiros anos de publicação, 1934 a 1939. A questão que propusemos para a análise consistiu em compreender se a EP, durante o período em questão, destinou algum espaço em seus duzentos e cinquenta e sete editoriais (total de números publicados no primeiro quinquênio) para debater os problemas que perpassavam a escola primária rural no país.

Palavras-chave : Revista Escola Portuguesa; Postos Escolares; História do Ensino Rural em Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )