SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01  suppl.especialO não dito: história da escola primária rural nas páginas da revista escola portuguesa (Portugal, 1934 - 1939) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

BARROS, Josemir Almeida  e  FERREIRA, Nilce Vieira Campos. As crianças em cena, contextos e identidades: reflexões sobre o contributo de pesquisadores vinculados ao “projecto de investigação sobre a infância em Portugal”. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.01, suppl., pp.143-162. ISSN 1982-596X.

Apresentamos reflexões sobre pesquisas desenvolvidas no âmbito do “Projecto de investigação sobre a infância em Portugal” (PiiP) realizado de 1997 a 1999. Esse estudo, em Portugal, abordou a redefinição do campo da infância e dos médias por meio de levantamento bibliográfico realizado no período de 1974 a 1998. Nessa concepção, discorremos a respeito da história da infância, a partir da visão desses investigadores, ponderando que com o advento da sociedade industrial as crianças assumiram um novo lugar como cidadãos em formação, o que incluiu uma relação com o trabalho na sociedade capitalista e suas múltiplas implicações. A indagação que trazemos é a seguinte: a circulação de temáticas sobre as crianças acarretou melhores condições sociais para esse público?

Palavras-chave : Crianças; História da Infância; História da Educação; Escola; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )