SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01  suppl.especialL’interpretazione kantiana del testo biblico tra filosofia della storia e filosofia della religione.A relação entre a Teoria do Juízo e natureza humana em Kant índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

BONACCINI, Juan A.. Sobre o projeto kantiano de uma filosofia transcendental. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.01, suppl., pp.211-231. ISSN 1982-596X.

É sabido que a Crítica da razão pura apresenta uma estrutura arquitetônica bastante peculiar. No entanto, o que nem sempre é notado é que essa estrutura está intrinsecamente ligada à sua estratégia argumentativa. Na verdade, para justificar a ideia de Filosofia Transcendental como a melhor solução disponível para o problema do conhecimento metafísico levantado por uma crítica da razão pura, Kant defende que é preciso encontrar um lugar específico e justificável para um conhecimento a priori na metafísica. Mas isso só pode ser feito ao abandonarmos a pretensão ao conhecimento de objetos a priori e abraçarmos a noção de conhecimento a priori da forma de objetos empíricos. Nesse sentido, o artigo reconstrói a ideia geral, a estratégia argumentativa e do quadro metodológico da primeira Crítica como um programa para a metafísica como filosofia transcendental. Também sugere-se que a crítica funciona como uma teoria geral de um conhecimento a priori, a saber, como uma metateoria do conhecimento racional que dá conta das condições não empíricas mais gerais dos objetos e da experiência.

Palabras clave : Kant; Filosofia Transcendental; Metafísica; Metateoria; Conhecimento a Priori.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )