SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01  suppl.especialSobre o projeto kantiano de uma filosofia transcendentalA gênese das condições de possibilidade de toda a síntese teórica no pensamento pré-crítico de Kant índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

PEREZ, Daniel Omar. A relação entre a Teoria do Juízo e natureza humana em Kant. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.01, suppl., pp.233-258. ISSN 1982-596X.

O objetivo deste artigo é apresentar a possibilidade de formular o problema da relação entre teoria do juízo e natureza humana em termos kantianos. Tradicionalmente, a filosofia kantiana tem sido interpretada de diversos modos, muitos deles focando a Crítica como trabalho de fundamentação, e pouco ou nenhum lugar tem merecido a reflexão sobre a natureza humana. Entretanto, encontramos nas obras kantianas uma série de referências do “humano” que precisam ser levadas em consideração à hora de estudar a teoria do juízo, sua estrutura, validação e limite. Para alcançar tal fim, primeiro realizaremos uma reconstrução do percurso kantiano para localizar a pergunta fundamental da crítica como pergunta pela possibilidade do juízo. Em segundo lugar, apresentamos diferentes momentos da história das interpretações kantianas para mostrar a dificuldade de retornar à pergunta kantiana. Em terceiro lugar, mostraremos os diferentes momentos da obra kantiana onde temos elementos para considerar o problema da natureza humana como algo não meramente acidental. Finalmente, propomos a formulação do problema. O resultado não pretende apenas contribuir com a exegese kantiana, senão também com a possibilidade de aportar, a partir de uma matriz conceitual kantiana, com a questão contemporânea linguagem-natureza humana.

Palavras-chave : Kant; Juízo; Natureza Humana; Antropologia; Semântica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )