SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número01  suppl.especialA gênese das condições de possibilidade de toda a síntese teórica no pensamento pré-crítico de Kant índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

PIMENTA, Olavo Calábria. Da relação entre os graus de conhecimento e as capacidades de representação em Kant. Educação e Filosofia [online]. 2013, vol.27, n.01, suppl., pp.281-301. ISSN 1982-596X.

Na Lógica Jäsche encontramos uma descrição dos graus do conhecimento segundo Kant, que em ordem crescente seria a seguinte: representar- se, perceber, saber, conhecer, entender, discernir e compreender (Log: 09, 64-65), com a seguinte advertência no quarto nível: “os animais também sabem dos objetos, mas não os conhecem” (Log: 09, 65). É bem conhecida a definição kantiana de conhecimento enquanto resultado da aplicação de conceitos do entendimento aos objetos da intuição sensível. Também conhecemos sua tese de que as “categorias são conceitos que prescrevem leis a priori aos aparecimentos, por conseguinte à natureza, como conjunto de todos os aparecimentos” (KrV: B163). Buscamos analisar neste artigo a referida série ordenada dos graus de conhecimento mediante a consideração dos papéis específicos que Kant atribui a cada uma das capacidades de representação que compõem o aparelho cognitivo humano e que colaboram para a construção do conhecimento, conforme descrições feitas principalmente no âmbito da KrV (AA 03 e 04), Anthropologie (AA 07), Logik (AA 09) e Vorlesungen (AA 24: ff.). Sustentamos a posição de que estes distintos graus  de conhecimento se devem à crescente complexidade operacional proporcionada, primeiramente, pelos sentidos, que recebem de modo meramente passivo o múltiplo desconectado da intuição, para então elaborar espontaneamente pela imaginação um conjunto de sínteses subjetivamente unificadas, construindo aparecimentos; Erscheinungen; mediante a formação de imagens no espaço e a associação de intuições no tempo, para, finalmente, e com a colaboração do entendimento que prescreve leis à natureza (KrV: B165, B163, B159), elaborar o conhecimento empírico dos objetos da experiência, ou fenômenos; Phaenomena, pela reunião objetiva da multiplicidade dos aparecimentos sob regras de unidade intelectuais.

Palavras-chave : Graus de Conhecimento; Capacidades do Ânimo; Operações Cognitivas; Entes não Racionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )