SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55Coercizione e formazione. Il rapporto tra progetto educativo e teoria politica nel pensiero di Gramsci índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

LOWY, Michael. A centelha se acende na ação: a autoeducação dos trabalhadores no pensamento de rosa Luxemburgo. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.27-38. ISSN 1982-596X.

Encontramos em Rosa Luxemburgo uma ampla reflexão, filosófica e política, sobre uma forma especifica de educação, que a seu ver é a mais importante, do ponto de vista da emancipação das classes subalternas: a autoeducação pela práxis, a autoeducação dos explorados e oprimidos pela experiência da ação coletiva. Sua oposição irreconciliável ao capitalismo e ao imperialismo, sua concepção de um socialismo ao mesmo tempo revolucionário e democrático, baseado na práxis autoemancipadora dos trabalhadores, na autoeducação pela experiência de luta social das grandes massas populares é de uma impressionante atualidade, sobretudo aqui, no Brasil e na América Latina.

Palabras clave : Autoeducação; Emancipação das Classes Subalternas; Rosa Luxemburgo.

        · resumen en Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )