SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55Sobre alguns aspectos da “tradutibilidade” nos cadernos do cárcere de Antonio Gramsci e algumas das suas implicaçõesFilosofia da práxis e as práticas políticopedagógicas populares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SILVEIRA, Renê José Trentin. Abstrata, difícil, inútil: o preconceito contra a filosofia e o antídoto gramsciano. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.99-130. ISSN 1982-596X.

O objetivo deste artigo é discutir a questão do preconceito em relação à Filosofia como um dos desafios enfrentados pelos professores dessa disciplina. Partindo de expressões cotidianas desse preconceito, procura- se investigar suas origens históricas na Grécia Antiga e demonstrar sua vinculação com o advento da sociedade de classes. Concluindo, busca-se fundamentar a crítica às noções estereotipadas da Filosofia a partir de algumas posições e categorias de Antonio Gramsci.

Palabras clave : Ensino de Filosofia; Antonio Gramsci; Preconceito; Filosofia e Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )