SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue55Filosofia da práxis e as práticas políticopedagógicas popularesCrítica à panaceia pedagógico-desportiva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo. A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.149-167. ISSN 1982-596X.

Este estudo reflete sobre um fazer acadêmico que se mostra mesclado a um fazer social, político e militante: o fazer acadêmico empreendido por sujeitos surdos na pós-graduação stricto-sensu. Compreendido como representante de um modelo de racionalidade científica emergente, tal fazer apresenta a particularidade de ser autorreferenciável e, em alguma medida, autobiográfico. A partir da focalização da tensão estabelecida entre o discurso acadêmico e o discurso ativista, este estudo lança luz sobre um fato social e acadêmico notadamente pós-moderno.

Keywords : Surdos; Intelectuais; Discurso Acadêmico; Ativismo Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )