SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55Filosofia da práxis e as práticas políticopedagógicas popularesCrítica à panaceia pedagógico-desportiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo. A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.149-167. ISSN 1982-596X.

Este estudo reflete sobre um fazer acadêmico que se mostra mesclado a um fazer social, político e militante: o fazer acadêmico empreendido por sujeitos surdos na pós-graduação stricto-sensu. Compreendido como representante de um modelo de racionalidade científica emergente, tal fazer apresenta a particularidade de ser autorreferenciável e, em alguma medida, autobiográfico. A partir da focalização da tensão estabelecida entre o discurso acadêmico e o discurso ativista, este estudo lança luz sobre um fato social e acadêmico notadamente pós-moderno.

Palabras clave : Surdos; Intelectuais; Discurso Acadêmico; Ativismo Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )