SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surdaEm direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

VILACA, Murilo Mariano; GAWRYSZEWSKI, Bruno  e  PALMA, Alexandre. Crítica à panaceia pedagógico-desportiva. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.169-198. ISSN 1982-596X.

A ideia de que a prática desportiva é um eficaz instrumento para educar, incluir e transformar os jovens marginalizados, promovendo a paz, ordem e cidadania, tem sido reiterada constantemente. Educadores, mídia e a literatura científica sugestionam as pessoas a crerem em um “real poder” de transformá-los em “cidadãos de bem”. Neste artigo, desenvolvemos os seguintes objetivos: (1) identificar uma possível relação entre os valores concernentes ao conceito de capital social e os objetivos daquela prática no que concerne à juventude marginalizada; (2) refletir sobre a violência enquanto um conceito e um fenômeno político, problematizando a sua negativização absoluta; e (3) apontar os limites daquela ideia, salientando as suas imprecisões conceituais e criticando seus objetivos. Nossa conclusão é que tal ideia está envolvida por um discurso prenhe de imprecisões e serve de fundamento para uma tecnologia social de pacificação que não altera substantivamente as condições de vida da população-alvo.

Palavras-chave : Esporte; Educação; Juventude Marginalizada; Cidadania; Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )