SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55Crítica à panaceia pedagógico-desportivaHipócrates x Hipocrités: o destino da educação decidido em uma letra? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

O, Jorge Ramos do  y  AQUINO, Julio Groppa. Em direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.199-231. ISSN 1982-596X.

No transcurso da trajetória intelectual de Michel Foucault, o tema da escrita parece não apenas não ter deixado de absorver seus interesses, como também provocou, em variadas circunstâncias, manifestações de sua parte, sobretudo em textos esparsos e entrevistas. Trata-se, assim, de uma questão que pode ser atestada de modo transversal, sucessivo e contínuo na obra foucaultiana, cuja abordagem analítica constitui o objetivo geral do presente artigo. Partindo da hipótese da escrita não apenas como um núcleo temático, mas também como um vetor ético- estético que transpassa a obra de Foucault, apresentamos dois patamares argumentativos complementares: num primeiro momento, focalizase a escrita foucaultiana no seio de um possível marco autobiográfico; em seguida, oferece-se uma perspectiva do trabalho escritural como experiência voltada à intensificação de um tipo de pensamento de natureza essencialmente crítica e, igualmente, à produção de uma superfície fática para modos inéditos de existir.

Palabras clave : Foucault e a Escrita; Experiência Escritural; Escrita e Crítica; Ética da Existência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )