SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55Em direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escritaLa incapacidad mayéutica del arte en la sociedad platónica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

VICENZI, Vinicius Bertoncini. Hipócrates x Hipocrités: o destino da educação decidido em uma letra?. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.233-253. ISSN 1982-596X.

Este artigo pretende apresentar uma discussão entre dois caminhos paradigmáticos aos quais a pedagogia parece se submeter historicamente. O primeiro deles, o caminho de Hipócrates, numa destinação médicocientífica. O segundo, o de Hipocrités, numa destinação artístico-retórica. Não se espera, nessa breve discussão, contudo, uma definição a respeito de uma possível tomada de decisão, voluntarista, acerca dessas destinações. Não se trata, também, de um mero jogo de palavras. A intenção aqui é buscar, no referencial da filosofia antiga e da etimologia dos vocábulos gregos, duas maneiras de ver o processo de relação dos saberes com a verdade, relação esta que produz uma série de impactos sobre a maneira como enxergamos o processo educativo.

Palabras clave : Destino da Educação; Filosofia da Educação; Hipócrates; Hypokrités; Retórica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )