SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55Intelectuais católicos: confidentes do criador, ministros do progresso e sacerdotes da verdadePercepções sobre as abordagens à aprendizagem: estudo de variáveis psicológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CHAVES-TANNUS, Marcio. Uma passagem enigmática dos tópicos de Aristóteles. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.313-321. ISSN 1982-596X.

O quarto capítulo dos Tópicos de Aristóteles contém uma afirmação surpreendente. Ela aparece, pela primeira vez, no início do segundo parágrafo e é repetida ao final do capítulo. Nas duas ocasiões, Aristóteles declara que os problemas das deduções dialéticas são iguais em número e natureza às premissas. No presente trabalho, na tentativa de entender o significado exato da declaração aristotélica, bem como testar a correção do que diz, realiza-se uma análise do primeiro e do quarto capítulo dos Tópicos. A tese resultante é a de que a identidade postulada por Aristóteles é possível, desde que se abandone, porém, os limites de um único argumento. No final, com base no que se obteve do exame anterior, são apresentadas propostas de solução a três outras interessantes questões da Lógica Aristotélica.

Palavras-chave : História da Lógica; Aristóteles; Tópicos; Dedução Dialética.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )