SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55Uma passagem enigmática dos tópicos de AristótelesA produção do conhecimento na sociedade da informação: reflexões filosóficas sobre a pesquisa em educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

LOURENCO, Abílio Afonso  y  NOGUEIRA, Carla Maria Leite. Percepções sobre as abordagens à aprendizagem: estudo de variáveis psicológicas. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.323-372. ISSN 1982-596X.

Esta investigação, realizada numa escola básica no norte de Portugal, tem como objetivo analisar as percepções que os alunos apresentam sobre algumas variáveis relativas à forma como desenvolvem a sua aprendizagem, nomeadamente: a autorregulação para a aprendizagem; os processos de estudo utilizados; o controlo volitivo; a planificação da gestão do tempo; e a procrastinação. Outra finalidade deste estudo é verificar se existe uma relação significativa entre estas variáveis e a percepção de autoeficácia revelada pelos alunos, assim como com os níveis exibidos no final do 1º período, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Matemática e Ciências Naturais. São apresentadas, também, algumas implicações para a prática educativa.

Palabras clave : Abordagens à Aprendizagem; Percepções de Autoeficácia; Ensino Básico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )