SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55Percepções sobre as abordagens à aprendizagem: estudo de variáveis psicológicasA religião de Rousseau índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; FARIA, Juliana Guimarães  e  TOSCHI, Mirza Seabra. A produção do conhecimento na sociedade da informação: reflexões filosóficas sobre a pesquisa em educação. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.373-393. ISSN 1982-596X.

O texto tem como objetivo refletir sobre a produção do conhecimento humano, relacionar com a atual sociedade da informação e traçar apontamentos sobre a produção do conhecimento em educação. Inicia-se com um resgate sobre a transição humana da produção do conhecimento, por meio do senso comum, até chegar à forma de conhecimento científico. Após isto, discutem-se as questões relacionadas à produção do conhecimento científico e a relação sujeito e objeto, refletindo sobre o movimento da pesquisa em educação no Brasil. Então, resgatam-se as características da sociedade da informação e sua relação com a produção do conhecimento em educação, quando se considera o paradigma apresentado por Santos (1987, 1989, 1997 e 2000). Considera-se que o processo de transição atual que fragmenta o saber em disciplinas traz motivos fundamentais para a reflexão educacional.

Palavras-chave : Produção do Conhecimento; Sociedade da Informação; Pesquisa em Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )