SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número55A produção do conhecimento na sociedade da informação: reflexões filosóficas sobre a pesquisa em educaçãoSchelling e Steiner: da essência da liberdade humana ao individualismo ético índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

PAIVA, Wilson Alves de. A religião de Rousseau. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.395-421. ISSN 1982-596X.

O presente artigo tem o objetivo de discutir o conceito de religião na obra do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau, a qual oferece um conjunto de reflexões morais, educacionais, políticas e filosóficas que não tem muito a ver com a teologia, mas que contempla uma visão peculiar do fenômeno religioso. Refletindo sobre o “estado de natureza”, sob as condições dadas pelo “Autor das coisas” e o estado original “sem nenhum traço de cultura”, Rousseau deixa transparecer, sobretudo no texto da Profissão de fé do vigário saboiano, um sentido quase metafísico ou teofísico do termo Natureza, aproximando-se das reflexões de Spinoza e Santo Agostinho. Mas, em Rousseau, é a própria natureza a manifestação da divindade e, portanto, fonte de inspiração para os sentimentos humanos e o constructo da moralidade.

Palavras-chave : Religião; Religião e Filosofia; Rousseau; Cultura; Natureza.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )