SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue55A religião de RousseauO tempo, o trabalho e o ser social professor pesquisador author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

BACH JUNIOR, Jonas; STOLTZ, Tania  and  VEIGA, Marcelo da. Schelling e Steiner: da essência da liberdade humana ao individualismo ético. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.423-443. ISSN 1982-596X.

Este artigo apresenta o conceito de liberdade em Schelling e suas influências na concepção de individualismo ético em Steiner. Schelling explorou nos princípios primordiais da concepção do si- mesmo a essência da liberdade humana. Steiner partiu deste ponto, mas considerou a razão como insuficiente para acessar seguramente o si- mesmo. Para Steiner, a qualidade da consciência que apreende o real do si- mesmo é o pensar intuitivo, que pressupõe um processo de observação fenomenológica da consciência. Este é o ponto de partida do seu individualismo ético, que tornou- se o referencial evolutivo de sua concepção de educação, a Pedagogia Waldorf.

Keywords : Liberdade; Individualismo Ético; Pedagogia Waldorf.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )