SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número56La filosofia della praxis di Antonio GramsciDemocracia, cosmopolitismo e sujeito histórico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

FROSINI, Fabio. Ideologia em Marx e em Gramsci. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.56, pp.559-582. ISSN 1982-596X.

A tese mais difundida sobre a noção gramsciana de ideologia é que ela depende mais de Lênin que de Marx, enquanto é uma concepção neutra e descritiva e não crítica. Neste artigo, demonstra-se que esta tese é falsa. Para chegar a esta conclusão, mostrarei que: A) a noção de ideologia como “falsa consciência” é o resultado de uma simplificação realizada por Engels, e que a noção de ideologia elaborada nos anos 1840 por Marx e Engels é muito mais complexa; B) esta inclui, de fato, a capacidade de substituir de modo imaginário a práxis social real. Enquanto tal, a ideologia implica também que a sua crítica não pode ser um “desvelamento” teórico, mas a construção política, prática de um substituto real deste substituto imaginário; C) a conclusão é que só Gramsci, entre os marxistas, apreendeu a complexidade do conceito de ideologia e o desenvolveu de modo consequente como sinônimo de um processo de constituição de verdade/realidade.

Palabras clave : Karl Marx; Antônio Gramsci; Ideologia e Verdade; Hegemonia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )