SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número56Estado: sociedade civil e luta hegemônicaArte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

MILITAO, Maria Socorro Ramos. Formação política e movimentos sociais: uma perspectiva gramsciana. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.56, pp.617-641. ISSN 1982-596X.

Este artigo pretende suscitar a discussão em torno do processo de formação política dos trabalhadores sob a ótica do marxismo e da filosofia da práxis de Antônio Gramsci, tendo como perspectiva a organização política dos subalternos e a construção de uma nova sociedade. Estas preocupações se transformariam, nas mãos de Gramsci, na promoção de ações políticas no interior das fábricas de Turim dos anos 1920 e o levaria a perceber nos “Conselhos de Fábrica” os organismos de representação efetiva do proletariado, vendo neles um embrião dos sovietes. Mais tarde, no cárcere, entendia que o Partido Político seria o responsável por dar unidade e coerência a luta dos subalternos. Assim, o intelectual orgânico coletivo do proletariado seria o artífice de uma vontade unitária nacional popular; o Organismo que dirige e capacita o proletariado a conquistar e exercer sua hegemonia construída por meio de uma reforma intelectual e moral. Essa discussão pretende lançar luz sobre os recentes movimentos de lutas sociais, desencadeados tanto no Oriente quanto no Ocidente, devido ao elevado grau de complexidade do capitalismo avançado, que gera toda espécie de problemas sociais e políticos. Busca-se iniciar uma discussão acerca do saldo político que podemos obter dos movimentos de massas ocorridos entre os meses de junho e julho de 2013, no Brasil.

Palavras-chave : Formação Política; Movimentos Sociais; Partido Político; Hegemonia.

        · resumo em Italiano     · texto em Português     · Português ( pdf )