SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue56Formação política e movimentos sociais: uma perspectiva gramscianaA arte da persuasão: retórica e modos corretos de falar e escrever na companhia de Jesus no Século XVI author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.56, pp.643-658. ISSN 1982-596X.

Este trabalho trata sobre as possibilidades e potencialidades que a arte e em especial, a arte contemporânea, podem ter para a formação estética docente. As principais indagações da pesquisa são alimentadas pelo trabalho específico com formação docente em arte (e outras áreas) e pelas provocações teóricas dos filósofos Michel Foucault e Friederich Nietzsche. O presente trabalho apresenta algumas conclusões preliminares da pesquisa “Arte e estética da docência”, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que envolveu a criação e o acompanhamento de um grupo de estudos de docentes da Educação Básica de diferentes níveis de ensino e áreas disciplinares, tendo como eixo condutor a arte e a experiência estética.

Keywords : Arte Contemporânea; Formação Estética; Docência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )