SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número56Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docênciaConceitos para uma arquitetura das representações escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

FARIA, Marcos Roberto de. A arte da persuasão: retórica e modos corretos de falar e escrever na companhia de Jesus no Século XVI. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.56, pp.659-681. ISSN 1982-596X.

O objetivo deste artigo é apresentar a relação entre retórica e os modos corretos de falar e escrever, a partir de documentos do período de fundação da Companhia de Jesus. O artigo aponta que, assim como ocorreu nos séculos XII e XIII, os jesuítas combinaram a arte de escrever cartas com a de fazer discursos. Herdada da tradição retórica, a formalidade do discurso contido nas missivas jesuíticas dá-lhes credibilidade. Para verificar como se dava a arte da persuasão pela fala, o artigo faz uso de algumas cartas jesuíticas que demonstravam as técnicas usadas pelos inacianos para se aproximarem dos nativos da América portuguesa, a fim de que a pregação da doutrina fosse assimilada por eles. Por fim, o texto apresenta algumas missivas que determinaram os modos corretos de escrever no início da organização da Companhia de Jesus.

Palavras-chave : Retórica; Contra-Reforma; Companhia de Jesus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )