SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número56A arte da persuasão: retórica e modos corretos de falar e escrever na companhia de Jesus no Século XVIDiferença como abertura de mundos possíveis: aprendizagem e alteridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

PASTORIZA, Bruno dos Santos  e  LOGUERCIO, Rochele de Quadros. Conceitos para uma arquitetura das representações escolares. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.56, pp.683-710. ISSN 1982-596X.

O presente trabalho discute a arquitetura do conceito de representações escolares, pautado através das discussões teóricas da ideia de representação em Gaston Bachelard e do fenômeno das representações sociais de Serge Moscovici. Do trato desses dois autores são destacados seus pontos de convergência, os quais criam as condições necessárias para se falar em uma legitimidade do espaço escolar e, portanto, das suas representações que vemos atravessadas por diversos contextos e onde, neste estudo, destacamos aqueles relativos ao consensual e ao científico, que acabam sendo articulados na criação de representações propriamente escolares, com sua especificidade relativa ao contexto de produção, sujeitos, objetivos. Embora se tratando de um conceito recontextualizável em diferentes campos da educação, o presente trabalho esboça sua arquitetura baseado no campo da Educação em Ciências.

Palavras-chave : Representação Escolar; Educação em Ciências; Legitimação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )