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Educação e Filosofia

versión impresa ISSN 0102-6801versión On-line ISSN 1982-596X

Resumen

SILVA, Cíntia Vieira da  y  KASPER, Kátia Maria. Diferença como abertura de mundos possíveis: aprendizagem e alteridade. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.56, pp.711-728. ISSN 1982-596X.

Quais as relações possíveis entre aprendizagem e diferença? Circula entre nós, por exemplo, a ideia - de resto, muito pertinente - de que é preciso aprender a conviver com as diferenças. Este artigo desloca esta discussão, colocando-se em uma perspectiva segundo a qual só se aprende por meio do contato, nem sempre apaziguado, com a diferença. Aprender envolve ser levado a diferir de si através do contato com o outro, tendo muito pouco (ou nada) a ver com a imitação de um modelo ou a aplicação de um método. Procuramos expor o conceito de ‘outrem’, elaborado por Deleuze nos textos “Causas e razões das ilhas desertas” e “Michel Tournier e o mundo sem outrem”. Percorremos também a recriação da história de Robinson Crusoé, Sexta-feira ou os limbos do pacífico, romance que é um dos intercessores na criação do conceito deleuziano de diferença.

Palabras clave : Aprendizagem; Alteridade; Deleuze; Diferença; Outrem.

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