SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número56Diferença como abertura de mundos possíveis: aprendizagem e alteridadeO ensino da filosofia no Brasil: considerações históricas e político-legislativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

CAMARA, Luiz  e  ANDRADE, Marcelo. Educação moral e diversidade: diálogos a partir de Habermas e Kohlberg. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.56, pp.729-755. ISSN 1982-596X.

O artigo aponta para uma educação que atente para a diversidade cultural nas sociedades contemporâneas. Trata-se de um ensaio teórico motivado pela constatação da existência de relações conflitivas no cotidiano escolar, causadas, em geral, pela falta de reconhecimento e respeito às diferenças identitárias. Para fundamentar uma educação moral para a diversidade, buscou-se aprofundar o diálogo entre a ética do discurso de Jürgen Habermas e a psicologia do desenvolvimento de Lawrence Kohlberg. A fim de superar alguns limites universalistas de Habermas e Kohlberg para o enfrentamento de problemas relativos às diferenças, suas abordagens foram cotejadas, respectivamente, com as críticas de Charles Taylor e Carol Gilligan. A partir dessa fundamentação teórica, o artigo assinala a importância de práticas pedagógicas que possibilitem que as diversas culturas se expressem e sejam reconhecidas como manifestações legítimas das diferentes identidades que configuram uma sociedade plural.

Palavras-chave : Habermas; Kohlberg; Educação Moral; Diversidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )