SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número56The new ratio studiorum: Vico contra ArnauldA presença do sagrado na literatura educacional. Ressonâncias da criança divina no pensamento de Maria Montessori índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

FERREIRA, António Gomes  e  MOREIRA, José António. Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.56, pp.857-885. ISSN 1982-596X.

No presente estudo procurou-se indagar a forma como os professores de Educação Física em Portugal organizam as suas aulas. Procurou-se, ainda, perceber a relação existente entre as suas práticas pedagógicas, as suas vivências, as suas posturas e a influência das suas escolas de formação. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes. Concluiu-se que estes professores defendem uma aula bastante estruturada, baseada numa rigorosa planificação, não descurando a questão das motivações dos alunos. Concluiu-se, também, que a existência de práticas pedagógicas (e posturas) diferenciadas, possivelmente devem-se às diferentes formações, ao contexto histórico específico e às diferentes vivências, personalidades e motivações de cada professor. Estas diferenças sugerem, pois, a existência de uma relação entre as práticas pedagógicas e um habitus que se traduz nas vivências adquiridas em diferentes ambientes culturais, políticos e educativos.

Palavras-chave : Educação Física; Professores; Práticas Pedagógicas; Formação Inicial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )