SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1ESLa construcción del derecho a la educación: reflexiones, horizontes y perspectivasEducación femenina e inclusión social em Colombia a través del siglo XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

TELLO, Cesar  e  MAINARDES, Jefferson. A educação secundária na América Latina como um direito democrático e universal: uma análise de documentos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.1es, pp.155-179. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.6801/201412esp011.

O artigo apresenta uma análise de documentos recentes do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), relacionados à educação secundária na América Latina, bem como de alguns projetos financiados pelos referidos organismos. Constatou-se que tais documentos mantém uma continuidade discursiva em termos ideológicos em relação a documentos publicados na década de 1990. Como conclusão, são apresentados alguns cenários possíveis com relação às influências das recomendações e ideias do Banco Mundial e do BID na definição das políticas educacionais. Indica-se que um longo caminho ainda precisa ser percorrido para tornar a educação secundária como um direito democrático e universal, tendo em vista as precariedades e limitações do ensino fundamental e dos desafios que a universalização da educação secundária coloca para a gestão educacional dos países latinoamericanos.

Palavras-chave : Banco Mundial. BID; Políticas Educacionais; Educação Secundária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )