SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue57Meios visuais e desenvolvimento do pensamento no processo de ensino: contribuições da teoria de VigotskiPropuesta para el uso del juego de roles en la institucion preescolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x

Abstract

AQUINO, Orlando Fernández  and  CUNHA, Neire Márcia da. A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.57, pp.125-151. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n57p125.

O objeto estudado é a tarefa de aprendizagem. O objetivo foi elaborar uma síntese teórico-metodológica da tarefa de estudo ou de aprendizagem no intuito de contribuir com a melhora da elaboração e direção desse tipo de tarefa. Essa síntese constitui o resultado de pesquisa realizada durante 2013 e 2014. Nesse percurso, foram necessários dois procedimentos metodológicos. O primeiro foi a análise teórica da tarefa de estudo. O segundo procedimento consistiu na revisão de investigações experimentais que aplicaram os modelos lógicos elaborados por Galperin e Davidov na elaboração e direção das tarefas de estudo. Conclui-se que a síntese teórico-metodológica que se apresenta sobre a elaboração e direção das tarefas de aprendizagem resulta-se interessante para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, da formação de professores e da pesquisa experimental, pois abre portas para a renovação dos métodos, dos programas escolares e das didáticas especiais.

Keywords : Atividade de Estudo; Tarefa de Aprendizagem; Tarefa de Estudo; Modelo Lógico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )