SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57Meios visuais e desenvolvimento do pensamento no processo de ensino: contribuições da teoria de VigotskiPropuesta para el uso del juego de roles en la institucion preescolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

AQUINO, Orlando Fernández  e  CUNHA, Neire Márcia da. A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.57, pp.125-151. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n57p125.

O objeto estudado é a tarefa de aprendizagem. O objetivo foi elaborar uma síntese teórico-metodológica da tarefa de estudo ou de aprendizagem no intuito de contribuir com a melhora da elaboração e direção desse tipo de tarefa. Essa síntese constitui o resultado de pesquisa realizada durante 2013 e 2014. Nesse percurso, foram necessários dois procedimentos metodológicos. O primeiro foi a análise teórica da tarefa de estudo. O segundo procedimento consistiu na revisão de investigações experimentais que aplicaram os modelos lógicos elaborados por Galperin e Davidov na elaboração e direção das tarefas de estudo. Conclui-se que a síntese teórico-metodológica que se apresenta sobre a elaboração e direção das tarefas de aprendizagem resulta-se interessante para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, da formação de professores e da pesquisa experimental, pois abre portas para a renovação dos métodos, dos programas escolares e das didáticas especiais.

Palavras-chave : Atividade de Estudo; Tarefa de Aprendizagem; Tarefa de Estudo; Modelo Lógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )