SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número57Formação de educadores na perspectiva da complexidade: autonarrativas e autoconstituiçãoAs aporias da didática em deleuze e spinoza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x

Resumo

SILVA, Marcos. Muss logik für sich selber sorgen? On logical paradigm of exclusions by contrariety and the explosion of alternatives as problems to the neutrality of logic. Educação e Filosofia [online]. 2015, vol.29, n.57, pp.245-262. ISSN 1982-596x.  https://doi.org/10.14393/REVEDFIL29n57p245.

Uma nova abordagem lógica para o Problema da Exclusão das Cores é proposta aqui. Esta é baseada na limitação da lógica tractariana em dar conta de alguns tipos especiais de organizações conceituais. Este tipo de organização revela um paradigma de exclusões por contrariedade que acarreta o que eu chamo aqui de explosão de alternativas. Para tanto, discuto o forte holismo presente nas entradas "Anti-Husserl", "Die Welt ist rot" e "Liegt jeder Satz in einem System?" nas discussões de Wittgenstein com o Círculo de Viena: uma proposição deve estar inserida em um sistema para que possamos entender todas as suas negações e implicações possíveis.

Palavras-chave : Tractatus; Wittgenstein; Lógica; Problema da Exclusão das Cores; Holismo; Contrariedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )